Nada melhor para começar do que dizer mal de nós próprios, " de mim inclusive".
Parece que existem por aí na "intermetete" umas listas do que é ser portuga.
Compilei algumas delas e saí-me com uma, do que na minha nada modesta opinião, é ser um bom Português.
Peço desculpa aos diversos autores a quem "roubei" as ideias, e por eventuais alterações que lhes tenha feito, mas ser um bom portuga é isso mesmo, ficar com os louros do esforço alheio. Nem me ficava bem fazer este post sem ter usurpado uma ideia "aqui e outra ali". Eh! Eh!
Bem aqui vai então a tão afamada lista, com o devidos comentários de alguém tão ilustre como eu mesmo. E não necessariamente por ordem de importância (
ou lá o que quer que isso queira dizer)...
01 - Levar arroz de frango para a praia.Estas é daquelas que sabe bem ser um genuíno portuga, ou melhor, sabia. Isto porque está em desuso pelas novas gerações, incluindo a minha, esta tão nobre tradição. Longe vai o tempo em que, depois de ter estado toda a manhã enfiado com o cu na água a labutar com as ondas, me sentava à sombra do belo chapéu ás riscas, e saboreava aquele arrozinho super enchutinho com o sabor do molhinho gorduroso do frango caseiro (nada desses pintos que por aí se compram agora), que a minha mãe tão bem sabe fazer. Já estou babado só de pensar nisso! Já agora, é impressão minha ou a água do mar nos tempos que correm, apesar do afamado aquecimento global, é mais fria agora do que nos tempos em que éramos "chavalos"?! Bem adiante... Para que esta tradição não morra defendo que o dia 1 de Agosto, dia em que 80% dos tugas foge para a praia, seja obrigatório levar o belo do arroz de frango para a praia.
02 - Lavar o carro na rua, ao domingo.
Bem, esta já fiz, e ainda bem que me deixei disso! Não, não pensem que me armei em tótó e que vou duas horas ao domingo de manhã para a estação de serviço mais próxima amochar na bicha para lavar o carro.
Não, também não deixei de lavar o carro! Lá me esforço para, de dois em dois meses, quando já não se consegue perceber muito bem qual é a cor do bicho, me dar esse trabalho. Atenção, de dois em dois meses, porque temos de ser amiguinhos do ambiente e poupar água, nem pensem que se trata de uma questão de preguiça... não senhor! A questão é que, como já tenho uma barraca com quintal, agora lavo o carro recatadamente em casa. Assim também poupo a vizinhança do trauma de ver um gajo de fato de treino a meio do rabo (a ver-se o belo do rego), a aspirar o interior da "biatura". Acreditem, esta pequena mudança melhorou um pouco a minha reputação aqui no bairro.
03 - Ter pelo menos duas camisa traficadas da Lacoste e uma da Tommy (de cor amarelo-canário e azul-cueca).
Bem, não são cor amarelo-canário e azul-cueca, mas também por aqui não falha a bela da camisa. Lá estão elas no armário prontas a impressionar quando tal for necessário. Fica sempre bem ir á festa da aldeia com a bela da camisa de marca.
04 - Passar o domingo no shopping.
Nesta falho a 100%. Prefiro ficar em casa a coçá-los no sofá a ver um belo do filme. Mas nesta não estou muito preocupado... há por aí muita gentinha a manter esta tradição por muitos e bons anos.
05 - Ter bigode.
Mais uma vez falhei a 100%. Mas para esta tenho uma explicação mais que lógica... sou Sportinguista! tá tudo dito.
06 - Viajar pró cu de Judas e encontrar outro tuga no restaurante.
Pois, esta já aconteceu a todos.
07 - Receber visitas e ir logo mostrar a casa toda.
Não falha! É da praxe. Quando não acontece, assim que os "convivas" saem (como diz um amigo meu..."dão sempre prazer, se não for à entrada é à saída" ), fica aquela sensação de fomos maus anfitriões, que falhou qualquer coisa. Descobrimos isso da próxima vez que os "convivas" regressam e que, discretamente, dizem... "tens uma casa muito bonita!" e pensamos... "pronto, já sei, esqueci-me de mostrar a casa a estes artistas da outra vez!"
08 - Exigir que lhe chamem doutor.
Não dá! Sou trolha. Era demasiado puxado. Ma não me ficava mal. Parece que estou a ver o meu Prof. Dr. Pedreiro a dizer... "Oh xô tôr, trá o caral*** do baldi de massa!". Era bonito de se ver, lá isso era!
09 - Gastar 50 mil euros no Mercedes C220 cdi, mas não comprar o kit mãos-livres, porque é muito caro.
Pena tenho eu de não os ter para gastar no C220. Cheira-me que não me ralava muito em não colocar o kit mãos-livres. Se o fizesse como ficava a minha reputação de tuga a conduzir e a falar ao telemóvel?! Essa de dizer que o kit é caro é só um desculpa para poder fazer o figurão com o telemóvel em punho.
10 - Não ser racista, mas abrir uma excepção com os ciganos.
É pá, seria melhor não comentar esta! Mas, por muito que possa custar, temos que ter alguém para nos vender as camisas traficadas da Lacoste e da Tommy, tirando isso, digamos que..., bem..., pronto...
11- Ser mal atendido num serviço, ficar lixado da vida, mas não reclamar por escrito, porque não se quer aborrecer.
Como colocar esta questão! Não é bem porque não me quero aborrecer, é mais porque posso precisar de voltar lá e o sr. funcionário vai lembrar-se aqui do menino, e depois como é? Ah pois é! Nada como agradecer mas é! pelo sim pelo não!
12 - Gastar uma fortuna no telemóvel mas pensar duas vezes antes de ir ao dentista.
Há por aí boa gentinha , mas compreende-se.Meninas, já repararam bem para o charme do tuga desdentado, com dentinho preto, e de PDA na mão?! Ganda pinta não é?!
Tenho dito!
PS: Querem rir um bocadinho com as figurinhas dos tugas? Então espreitem aqui...
http://www.portugalnoseumelhor.com