sábado, 14 de fevereiro de 2009

Dia dos Namorados

Pois é amiguinhos. Hoje parece que anda meio mundo enamorado!

Mas quantos sabem porque raio se celebra o dia dos namorados, o tão esperado dia por parte dos comerciantes, o dia de S. Valentim ?

Ora então aqui vai a informação, livre de encargos. Então parece que foi mais ou menos assim...

A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no século III da nossa era, em Roma, tendo morrido como mártir em 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.

Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou, foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem imperial e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos pares em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.

A lenda tem ainda algumas variantes que acrescentam pormenores a esta história. Segundo uma delas, enquanto estava na prisão Valentim era visitado pela filha do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo. No dia da sua morte, ter-lhe-á deixado um bilhete dizendo «Do teu Valentim».

Mas que romântico!

Bem agora não se ponham por aí dizer que eu só sei dizer patetices!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O que se ouve por aqui... Dead Combo

Descobri este som faz algumas semanas. Estou a adorar!

Nem consigo perceber como é que isto me passou despercebido, ou melhor até consigo.

Mas pronto, mais vale tarde que nunca.

Mas vamos por partes.

Os
Dead Combo são uma banda portuguesa cujas maioritárias influências musicais são: Fado, Rock, as bandas sonoras dos Westerns, música da América do Sul e de África. A banda é constituída por dois membros apenas: Tó Trips (Guitarras) e Pedro V. Gonçalves (Contrabaixo, Kazoo, Melódica e Guitarras).
Os membros conh
eceram-se em 2001, quando no final de um concerto, Tó pediu boleia a Pedro sem saber que este não tinha carro. Foram então ambos a pé até ao Bairro Alto e, no meio da conversa, surgiu a ideia de gravarem um álbum em tributo ao génio da guitarra portuguesa, Carlos Paredes.
A pouco e pouco foram surgindo os Dead Combo, sendo 2002 referido pela banda como o ano definitivo da sua formação. Em 2004 viriam a lançar o seu álbum de estreia, cuja sonoridade inovadora foi recebida com entusiasmo pela crítica portuguesa.
Em 2005, Charlie Gillet fez uma selecção dos "Melhores de 2005". Nessa lista constam os Dead Combo com o seu álbum de estreia Vol.1.
Compuseram a banda sonora original para o filme "Slightly Smaller Than Indiana" de Daniel Blaufuks."
In Wikipédia

Albuns:
Vol.1. - (2004)
Quando A Alma Não É
Pequena [Vol 2.] - (2006)
Guitars From Nothing - (2007)
Lusitânia Playboys -
(2008)


Acreditem, trabalhar, ou ler um livro, ao som dos Dead Combo pode é uma experiência muita relaxante. Vão por mim.

Vejam esta amostra no Youtube.

Mais informação:
http://www.myspace.com/deadcombo

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Ser Português...

Nada melhor para começar do que dizer mal de nós próprios, " de mim inclusive".

Parece que existem por aí na "intermetete" umas listas do que é ser portuga.

Compilei algumas delas e saí-me com uma, do que na minha nada modesta opinião, é ser um bom Português.

Peço desculpa aos diversos autores a quem "roubei" as ideias, e por eventuais alterações que lhes tenha feito, mas ser um bom portuga é isso mesmo, ficar com os louros do esforço alheio. Nem me ficava bem fazer este post sem ter usurpado uma ideia "aqui e outra ali". Eh! Eh!

Bem aqui vai então a tão afamada lista, com o devidos comentários de alguém tão ilustre como eu mesmo. E não necessariamente por ordem de importância (ou lá o que quer que isso queira dizer)...

01 - Levar arroz de frango para a praia.
Estas é daquelas que sabe bem ser um genuíno portuga, ou melhor, sabia. Isto porque está em desuso pelas novas gerações, incluindo a minha, esta tão nobre tradição. Longe vai o tempo em que, depois de ter estado toda a manhã enfiado com o cu na água a labutar com as ondas, me sentava à sombra do belo chapéu ás riscas, e saboreava aquele arrozinho super enchutinho com o sabor do molhinho gorduroso do frango caseiro (nada desses pintos que por aí se compram agora), que a minha mãe tão bem sabe fazer. Já estou babado só de pensar nisso! Já agora, é impressão minha ou a água do mar nos tempos que correm, apesar do afamado aquecimento global, é mais fria agora do que nos tempos em que éramos "chavalos"?! Bem adiante... Para que esta tradição não morra defendo que o dia 1 de Agosto, dia em que 80% dos tugas foge para a praia, seja obrigatório levar o belo do arroz de frango para a praia.

02 - Lavar o carro na rua, ao domingo.
Bem, esta já fiz, e ainda bem que me deixei disso! Não, não pensem que me armei em tótó e que vou duas horas ao domingo de manhã para a estação de serviço mais próxima amochar na bicha para lavar o carro. Não, também não deixei de lavar o carro! Lá me esforço para, de dois em dois meses, quando já não se consegue perceber muito bem qual é a cor do bicho, me dar esse trabalho. Atenção, de dois em dois meses, porque temos de ser amiguinhos do ambiente e poupar água, nem pensem que se trata de uma questão de preguiça... não senhor! A questão é que, como já tenho uma barraca com quintal, agora lavo o carro recatadamente em casa. Assim também poupo a vizinhança do trauma de ver um gajo de fato de treino a meio do rabo (a ver-se o belo do rego), a aspirar o interior da "biatura". Acreditem, esta pequena mudança melhorou um pouco a minha reputação aqui no bairro.

03 - Ter pelo menos duas camisa traficadas da Lacoste e uma da Tommy (de cor amarelo-canário e azul-cueca).
Bem, não são cor amarelo-canário e azul-cueca, mas também por aqui não falha a bela da camisa. Lá estão elas no armário prontas a impressionar quando tal for necessário. Fica sempre bem ir á festa da aldeia com a bela da camisa de marca.

04 - Passar o domingo no shopping.
Nesta falho a 100%. Prefiro ficar em casa a coçá-los no sofá a ver um belo do filme. Mas nesta não estou muito preocupado... há por aí muita gentinha a manter esta tradição por muitos e bons anos.

05 - Ter bigode.
Mais uma vez falhei a 100%. Mas para esta tenho uma explicação mais que lógica... sou Sportinguista! tá tudo dito.

06 - Viajar pró cu de Judas e encontrar outro tuga no restaurante.
Pois, esta já aconteceu a todos.

07 - Receber visitas e ir logo mostrar a casa toda.
Não falha! É da praxe. Quando não acontece, assim que os "convivas" saem (como diz um amigo meu..."dão sempre prazer, se não for à entrada é à saída" ), fica aquela sensação de fomos maus anfitriões, que falhou qualquer coisa. Descobrimos isso da próxima vez que os "convivas" regressam e que, discretamente, dizem... "tens uma casa muito bonita!" e pensamos... "pronto, já sei, esqueci-me de mostrar a casa a estes artistas da outra vez!"

08 - Exigir que lhe chamem doutor.
Não dá! Sou trolha. Era demasiado puxado. Ma não me ficava mal. Parece que estou a ver o meu Prof. Dr. Pedreiro a dizer... "Oh xô tôr, trá o caral*** do baldi de massa!". Era bonito de se ver, lá isso era!

09 - Gastar 50 mil euros no Mercedes C220 cdi, mas não comprar o kit mãos-livres, porque é muito caro.
Pena tenho eu de não os ter para gastar no C220. Cheira-me que não me ralava muito em não colocar o kit mãos-livres. Se o fizesse como ficava a minha reputação de tuga a conduzir e a falar ao telemóvel?! Essa de dizer que o kit é caro é só um desculpa para poder fazer o figurão com o telemóvel em punho.

10 - Não ser racista, mas abrir uma excepção com os ciganos.
É pá, seria melhor não comentar esta! Mas, por muito que possa custar, temos que ter alguém para nos vender as camisas traficadas da Lacoste e da Tommy, tirando isso, digamos que..., bem..., pronto...

11- Ser mal atendido num serviço, ficar lixado da vida, mas não reclamar por escrito, porque não se quer aborrecer.
Como colocar esta questão! Não é bem porque não me quero aborrecer, é mais porque posso precisar de voltar lá e o sr. funcionário vai lembrar-se aqui do menino, e depois como é? Ah pois é! Nada como agradecer mas é! pelo sim pelo não!

12 - Gastar uma fortuna no telemóvel mas pensar duas vezes antes de ir ao dentista.
Há por aí boa gentinha , mas compreende-se.Meninas, já repararam bem para o charme do tuga desdentado, com dentinho preto, e de PDA na mão?! Ganda pinta não é?!

Tenho dito!

PS: Querem rir um bocadinho com as figurinhas dos tugas? Então espreitem aqui...
http://www.portugalnoseumelhor.com